História

A Faculdade Evangélica do Paraná iniciou suas atividades em 1969, com um único curso, o de Medicina, com suas instalações ao lado do Hospital Evangélico.

Desde a formatura da sua primeira turma, em 1973, a Faculdade desfruta da credibilidade junto à sociedade pela sua contribuição na área da saúde e pela qualidade dos profissionais.

Com o objetivo de ampliar o campo de pesquisa e implementar o Curso de Pós- Graduação em Princípios da Cirurgia, criou-se o IPEM – Instituto de Pesquisas Médicas que, por sua atuação, tornou-se um centro de referência nacional na área da pesquisa médica.

Após trinta anos de sua criação, pensou-se em ampliar o número de cursos dentro da área da saúde. Foi adquirido um novo imóvel, não muito distante do Hospital e da antiga Faculdade, que pudesse comportar a nova demanda de alunos.

Dando continuidade à ampliação de sua estrutura física, em 2004 foi construído um prédio de 1.600 m2 para abrigar as Clínicas Integradas, que oferecem atendimento multiprofissional na área da saúde para a comunidade, possibilitando as atividades práticas de alunos dos diferentes cursos de Graduação e Pós-Graduação. Atualmente oferecem ao paciente atendimento multiprofissional nas áreas de Fisioterapia e Psicologia, como suporte dos cursos da Faculdade.

As Clínicas Integradas são também campos de estágios, dando condições aos alunos e professores para a realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão, pois estão estruturadas para atividade docente e laboratorial. Os atendimentos são feitos em parceria com o Hospital Universitário Evangélico de Curitiba (HUEC), pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e Evangélico Saúde.

Em 2007 foi instituído o Atendimento Psicológico que presta atendimento às crianças em idade escolar para avaliação psicopedagógica.

Além do estágio exclusivo no Hospital Universitário Evangélico de Curitiba, os alunos têm a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e atuar em diferentes habilidades específicas proporcionando a integração ensino-serviço em locais como: Hospital Bairro Novo, Centro Médico Comunitário Bairro Novo, o Centro de Especialidades Médicas Bairro Novo, Unidade de Saúde 24 horas do Campo Comprido, Unidades que funcionam através do convênio existente entre o Município de Curitiba e a SEB, além da Cooperativa Witmarsum, onde acontecem algumas aulas do curso de Medicina Veterinária.

Em 2014 foram extintos os cursos de Medicina Veterinária, Psicologia, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Teologia e Tecnologia em Gestão Ambiental.

Em 2015 a Faculdade passa a ofertar exclusivamente o curso de Medicina.

A Evangélica na linha do tempo ....

·  1945 - Fundação da Sociedade Evangélica Beneficente de Curitiba - SEB

·  1947 - Fundação do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba

·  1969 - Implantação da Faculdade de Medicina do Paraná - início da primeira turma de Medicina

·  1973 - Formatura da primeira turma de Medicina

·  1993 - Hospital passou a ser Hospital Universitário Evangélico de Curitiba - HUEC

·  1994 - Foi criado o primeiro curso de Pós-Graduação em nível de mestrado e doutorado em Princípios de Cirurgia
         Criação do IPEM - Instituto de Pesquisas Médicas

·  2000 - Passou a ser Faculdade Evangélica do Paraná

·  2001 - Abertura de novos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição

·  2002 - Abertura do curso de Teologia

·  2003 - Abertura do curso de Psicologia

·  2004 - Construção da Clínica de Fisioterapia, atualmente denominada Clínicas Integradas

·  2004 - Reconhecimento dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição e renovação do reconhecimento de Medicina

·  2005 - Reconhecimento do Curso de Teologia

·  2006 - Autorização de abertura dos cursos de Medicina Veterinária e Tecnologia em Gestão Ambiental

·  2007 - Abertura dos cursos de Tecnologia em Gestão Ambiental e Medicina Veterinária

·  2008 - Foi marcado por mudanças significativas na estrutura organizacional e no regimento da Instituição para busca da Excelência de Ensino na Área da Saúde.
               Abertuta da Unidade de Saúde Animal para o curso de Medicina Veterinária para tratamento a animais de pequeno porte.

·  2009 - A Faculdade Evangélica do Paraná completa 40 anos.
               Implantação da Faculdade Aberta à Terceira Idade - FATI.

- Abertura do laboratório de Ensino em Saúde para animais de pequeno porte, para a realização de atividades práticas dos alunos de Medicina Veterinária.

.   2010 – Realização do 1º Trote Solidário, com atividades beneficentes e de lazer junto aos calouros. Além de ser destaque na mídia, o Trote Solidário da Evangélica foi destaque do Prêmio Trote Cidadão 2010.

- Início das atividades do Laboratório de Ensino em Saúde para animais de grande e médio portes, para aulas práticas da Medicina Veterinária.

.  2011 - Formatura da primeira turma do curso de Medicina Veterinária

. 2014 - Encerramento das atividades dos cursos de Medicina Veterinária, Psicologia, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Teologia e Tecnologia em Gestão Ambiental.