Laboratórios

 

O Instituto de Pesquisas Médicas – IPEM

O IPEM é destinado à pesquisa clínica e experimental em animais de pequeno e médio portes, e teve sua criação - inclusive construção da área física de 235 m2 - terminada em 1993. Ele é localizado próximo (cerca de 50 metros) do complexo hospitalar e assim foi idealizado para facilitar e estimular os membros do corpo clínico, professores da FEPAR e a grande quantidade de médicos e outros profissionais externos à IES que transitam diariamente à sua frente, a realizarem pesquisa e formação acadêmica. Ele é dedicado exclusivamente ao Programa

A descrição sucinta de suas áreas é a que segue dividida em: áreas de trabalho e biotérios.

 

Áreas de trabalho

1) Sala da Coordenação e Colegiado (17,10 m2):  ambiente climatizado possuindo mobiliário adequado e facilidades de informática.

2) Recepção e Secretaria (23,85 m2): composta por mobiliário próprio para facilitar a relação com o alunado/corpo docente e facilidades de informática. Permite o controle do alunado e dá apoio aos alunos. Os funcionários têm treinamento em todos os aplicativos destinados à pesquisa, busca bibliográfica, estatística, editoração gráfica dentre outros.

3) Sala de estudos (26,80 m2): ambiente climatizado composto por mesa oval para 10 pessoas, armários, dois computadores e acesso livre à web para o alunado/corpo docente na discussão e reuniões de pesquisa. Aqui fica instalado o Laboratório de Informática equipado com quatro computadores com livre acesso à internet por meio wireless. Permite ainda a realização e edição de vídeos científicos e didáticos. Possui impressora e copiadora, câmara digital, equipamentos de multimídia, scanner colorido. Este laboratório permite a editoração final de todos os trabalhos produzidos no Programa.

4) Centro Cirúrgico 1 (13,50 m2): ambiente de experimentação climatizado composto por uma mesa cirúrgica para pequenos e médios animais videomicroscópio Carl-Zeiss para microcirurgia e um respirador artificial.

5) Centro Cirúrgico 2 (13,50 m2): ambiente climatizado composto por uma mesa cirúrgica, caixa simuladora de videocirurgia e mesa cirúrgica para pequenos animais.

6) Laboratório para marcação tumoral (11,10 m2):  ambiente climatizado com armários apropriados, equipamento para sistema de análise de imagem, um deonizador de água, estufa de secagem e estufa de esterilização.

7) Laboratório de imunoistoquímica (6,90 m2):  ambiente climatizado com armários, capela, microscópio, destilador de água e geladeira e material e equipamento para coloração imunoistoquímica. Ele é destinado às pesquisas com imunomarcação oferecendo gama variada de complementação anatomopatológica, imunomarcadores e marcações bioquímicas e que têm tido papel preponderante em trabalhos de pesquisa de alto padrão.

8) Almoxarifado (3,90 m2), expurgo (5,75 m2), Centro de Materiais (4,50 m2)

 

Pessoal

Conta com dois funcionários administrativos que auxiliam no controle e apoio aos alunos em busca bibliográfica, editoração e outros; dois técnicos de laboratório para manuseio de materiais químicos/biológicos; um bioterista para manutenção e cuidados com os animais alojados; e um funcionário da higiene. Conta com um veterinário para auxílio nos procedimentos cirúrgicos,  anestésicos e auditoria aos projetos realizados na IES.

 

Biotério

Moderno, dividido em três compartimentos específicos e isolados para ratos, coelhos e outros animais permitidos de pequeno e médio portes, além de área para apoio técnico com rações variadas conforme a necessidade das pesquisas. Possui também, moderna estante isoladora pressurizada e com fluxo laminar para manutenção de ratos e camundongos em ambiente livre de contaminação. É composto por: Biotério 1 (10,75 m2) com estante e gaiolas para ratos e armário isolador com fluxo laminar destinados à pesquisas estéreis; Biotério 2 (11,50 m2) com  estante e gaiolas para ratos; Biotério 3 (11,50 m2) com  estante e gaiolas para coelhos; BWC; Banheiro (1,84 m2) 

 

Laboratórios afiliados

Os laboratórios afiliados através de convênios são: Citolab e Genomixx – Diagnóstico Molecular. O Citolab é laboratório de anatomia patológica, citopatologia e biologia molecular, voltado à pesquisa e diagnóstico altamente diferenciado na cidade de Curitiba oferendo ao Programa métodos convencionais, colorações especiais diversas, imunoistoquímica e inovações na área que são aplicadas nos projetos em andamento. O Genomixx – Diagnóstico Molecular possui equipamentos e tecnologia para realização de extração automatizada de DNA, PCR  Tempo Real ,  PCR convencional,  PCR multiplex, eletroforese em gel, pesquisa qualitativa de elementos patógenos, genotipagem de DNA, hibridização de DNA, pesquisa de mutações (p.e. KRAS e BRAF) .

Contato / Localização

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRINCÍPIOS DA CIRURGIA

 

  • Alameda Algusto Stellfeld, 1980
    Bigorrilho - Curitiba / PR
    CEP: 80730-150
  • Fone: +55 41 3240-5488
  • E-mail: ipemppg@fepar.edu.br

Hora Local

Quinta, 06 Agosto 2020

Previsão do Tempo

Trovoadas

27°C

Curitiba

Trovoadas

Umidade: 65%

Vento: 33.80 km/h

  • 03 Jan 2019

    Trovoadas 30°C 21°C

  • 04 Jan 2019

    Trovoadas 28°C 20°C

Topo